Mitos & Verdades

A enxaqueca é uma doença hereditária.

A enxaqueca é, sem dúvida, uma disfunção química cerebral geralmente hereditária. A enxaqueca é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres.

5
4

Posso tomar analgésico até a dor de cabeça passar.

Muitas vezes a enxaqueca pode ser crônica, quando há 15 ou mais crises por mês, evoluindo em determinados casos, para uma dor contínua que oscila de uma intensidade fraca até muito forte. Isso é comum devido ao uso abusivo de medicamentos e aos diagnósticos e tratamentos incorretos.

Medicamentos homeopáticos e fitoterápicos sozinhos resolvem a enxaqueca.

São poucos os casos que cedem com homeopatia e fitoterápicos. Mudanças nos hábitos de vida como a pratica de atividade física, uma dieta equilibrada e boas noites de sono pode contribuir com o quadro.

3
4

A enxaqueca é mais comum nas mulheres.

A enxaqueca é mais comum nas mulheres, provavelmente, devido às oscilações hormonais. Tanto é que podem começar na menarca (primeira menstruação), piora nos períodos menstruais, melhora na gravidez e até sarar na menopausa.

Crianças não sofrem enxaqueca.

As crianças também podem sofrer de enxaqueca, cefaleia tensional e outros tipos de dores de cabeças. Essas dores podem começar já nos primeiros anos de vida. É preciso valorizar a queixa das crianças e procurar tratamento rápido. A qualidade de vida de qualquer pessoa com dores de cabeça é extremamente prejudicada.

4

Relacionados