Confira dicas para relaxar e reduzir o nível de estresse diário

Confira dicas para relaxar e reduzir o nível de estresse diário

Para se livrar do estresse, é necessário saber que ele é resultado das tensões do dia a dia, da falta de tempo e da necessidade de lidar com as exigências na vida pessoal e profissional. Ele afeta não só o bem estar emocional, mas também a saúde do coração. E aprender a controlá-lo pode ajudar você a aproveitar mais a vida, além de trazer benefícios para a saúde em longo prazo.

A enxaqueca é uma doença multifatorial, pois tem componentes genéticos, de alimentação e qualidade de vida. Com certeza, uma vida mais tranquila, sem tantos sobressaltos, raivas e preocupações ajuda a prevenir as dores de cabeça.

Algumas dicas para relaxar e reduzir o nível de estresse:

– Liste todas as coisas que desencadeiam seu estresse. É uma situação de trabalho ou um congestionamento de trânsito? Reconhecer o que desencadeia seu estresse é um grande passo para aprender trabalhar o relaxamento nessas situações;

– Descubra estratégias para lidar com o estresse, tais como técnicas de relaxamento, exercícios de respiração, meditação, ioga ou massagem. Vale a pena se dar de presente uma sessão de massagem uma vez por mês (ou quando der);

– Reserve um tempo para você – mesmo que sejam apenas 10 minutos por dia. Experimente ler, tomar um banho relaxante ou fazer alguma outra coisa de que você goste. Se você trabalha, certifique-se de fazer um intervalo para o almoço. Evite comer lanches rápidos com muita frequência para manter a alimentação bem equilibrada. Assim seu organismo não sentirá falta de nutrientes essenciais;

– Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Coloque os trabalhos em ordem de importância e faça o que for possível, evitando desgaste com tarefas pouco importantes;

– Nos momentos de pico de estresse — ou sempre que quiser — respire fundo. Permita que sua caixa torácica e estômago se expandam enquanto você inspira pelo nariz. Expire vagarosamente pela boca. Repita dez vezes;

– Se você acha que está sofrendo de estresse agudo, ajuda ou aconselhamento profissional podem ser úteis.

Relaxamento Rápido

Reserve apenas cinco minutos de sua rotina diária e tente relaxar fisicamente. Certifique-se de que você não vai ser interrompido – se necessário, tire o telefone do gancho e fuja de qualquer coisa que possa distraí-lo. Você precisa sentar-se em uma cadeira para fazer esse exercício apropriadamente.

– Inspire e expire vagarosa e profundamente – isso realmente pode ajudar no processo de relaxamento. Procure sacudir e soltar seus braços e ombros;

– Deixe sua mandíbula e músculos relaxados;

– Sacuda seus pés e tente relaxar as pernas.

Isso não leva muito tempo, mas ajudará você a se sentir revigorado e mais ativo.

Relaxe sua Mente

Não se esqueça: sua mente precisa de um descanso também! Pode ser difícil relaxar seu corpo enquanto sua mente está a mil. Após relaxar fisicamente por um ou dois minutos, tente focar seus pensamentos em algo interessante, que você goste. O objetivo é clarear sua mente, pelo menos por um tempinho, e ajudá-lo a se esquecer das preocupações do dia a dia.

Exercícios

Exercício regulares – corrida, ciclismo, caminhada — podem ajudar a reduzir a tensão. Esportes competitivos como squash ou futebol também podem trabalhar seus instintos competitivos de uma forma positiva, além de energizá-lo e recarregar suas baterias.

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