Dicas contra a enxaqueca

A enxaqueca atrapalha sua vida profissional? Veja dicas do quê fazer
A enxaqueca atrapalha sua vida profissional? Veja dicas do quê fazer

Além de procurar um médico para o diagnóstico correto e iniciar os tratamentos contra as dores da enxaqueca, algumas atitudes podem ajudar, como cuidar da alimentação e fazer exercícios

Yoga: menos tensão muscular e mais irrigação do cérebro

Aliar atividade física com respiração e, de quebra, um pouco de filosofia milenar. Estamos falando de ioga. Agora, você sabia que essa prática também ajuda a prevenir enxaquecas?  Na medida em que a ioga orienta a respiração e a meditação, ela ajuda a reduzir a ansiedade e a irritabilidade. Isso tem tudo a ver com a enxaqueca, pois o estresse e a tensão do dia-a-dia desencadeiam as crises. A ioga complementa o tratamento médico de modo que as crises de enxaqueca diminuem em intensidade e frequência.

A prática ajuda a liberar a tensão muscular, diminui a contração do pescoço, melhorando a circulação, o que acaba tendo um impacto positivo nas dores de cabeça. Além disso, são trabalhadas as posturas invertidas, como a da ponte e do arado, para facilitar a irrigação geral. Em uma crise de enxaqueca, os vasos sanguíneos inflamam e se dilatam, pressionando o que está ao redor e causando dor. Ao melhorar a irrigação, diminui-se a dilatação e reduz-se a pressão. Os benefícios, sentidos logo no início da prática, estimulam os adeptos a frequentar as aulas religiosamente. Para ficar perfeito, procure dormir oito horas por dia e manter uma alimentação saudável.

Atitudes para evitar a enxaqueca. É preciso ter força de vontade!

Estima-se que a perda de capacidade laboral em pacientes com enxaqueca crônica não tratada é de 20% (presenteísmo) e que os mesmos têm cerca de 9 a 12 dias de absenteísmo ao ano. Além disso, os enxaquecosos – como são chamados os portadores da enxaqueca podem sofrer preconceito, pois estão sujeitos a desmarcarem reuniões devido às crises ou mesmo rejeitar uma promoção no trabalho pelo nível de tensão que o cargo pode exigir.

Além de procurar um médico para o diagnóstico correto e iniciar os tratamentos contra a dor, algumas atitudes podem ajudar. Confira o que você pode fazer:

– Pratique atividade física regularmente. Escolha alguma atividade que lhe dê prazer.

– Evite tensões. A cada hora trabalhada em frente ao computador, pare 10 minutos para fazer algo diferente como conversar com um colega de trabalho sobre um assunto banal e engraçado;

– Tenha noites de sono tranquilo. Se você não dorme direito, é bom saber o motivo da insônia com um médico especializado;

– Evite o consumo excessivo de cafeína e de álcool;

– Pare de fumar. É difícil, pois a nicotina causa dependência química mais forte que a de drogas ilícitas, por isso é preciso procurar ajuda para deixar o cigarro;

– Evite o uso contínuo de analgésicos. Consumir medicamentos mais de duas vezes por semana durante três meses seguidos pode tornar a doença crônica;

– Evite longos períodos de jejum. O ideal é fazer pequenas refeições entre aquelas que são as principais. Coma uma fruta ou um lanchinho para manter o metabolismo sempre em bom funcionamento;

O que a empresa pode fazer?

– Implementar ações coletivas que estimulem a qualidade de vida dos funcionários e reduzam vícios potencialmente causadores de dor;

– Incentivar o acompanhamento médico adequado para casos selecionados.

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