Aura premonitória atinge 15% dos pacientes com enxaqueca

Aura premonitória atinge 15% dos pacientes com enxaqueca; saiba mais

O estado pré-crise de enxaqueca é conhecido como aura premonitória e vem acompanhado de sintomas como pontos luminosos, manchas escuras e visão embaçada

Quem é enxaquecoso, ou convive com familiares enxaquecosos, certamente já ouviu falar nestes sintomas, mesmo que não saiba exatamente que eles formam um estado pré-crise conhecido como aura premonitória. Ela consiste naqueles famosos pontos luminosos, ou linhas em ziguezague, ou mesmo manchas escuras e visão embaçada que cerca de 15% dos pacientes de enxaqueca. Ao se depararem com estas alterações na visão, elas logo se dão conta de que vão enfrentar uma crise, daí o termo aura “premonitória”.

Algumas pessoas têm outros sintomas durante a aura premonitória, atingindo outras partes do corpo: formigamento ou perda de sensibilidade em um braço, perna ou ambos. Em geral, a aura dura de 5 minutos até uma hora.

A sensação de enxergar estes clarões ou manchas, ou mesmo os sintomas físicos, são gerados pelo cérebro. Ou seja, a presença da aura premonitória é uma disfunção neurológica, que ocorre na parte mais externa do cérebro (córtex cerebral) ou no tronco cerebral.

A enxaqueca com aura atinge uma minoria de pacientes, mas nem por isso deve ser deixada de lado quando você presta atenção na chegada de uma crise ou mesmo ao conversar com seu médico sobre o assunto.

Gostou deste conteúdo? Então veja também: Magnésio pode ser um bom aliado contra a enxaqueca

Relacionados